templates grátis

Bruxelas (Bélgica): uma cidade repleta de curiosidades.

Bruxelas é a capital da Bélgica, uma cidade bilíngue que fala flamengo (uma variação do holandês) e francês. Também recebe o título de "Capital da Europa", por ser o centro político e administrativo da União Européia e sediar o Parlamento Europeu e várias organizações internacionais.

Um dos mais famosos pontos turísticos de Bruxelas é o Atomium, construído em 1958, representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. Possui 103 metros de altura e esferas com 18 metros de diâmetro. É possível entrar nas esferas e ter uma vista panorâmica da cidade, algumas inclusive têm exposições em seu interior.







O símbolo da cidade de Bruxelas é o Manneken Pis, uma escultura de bronze de um menino fazendo xixi. Há alguns fatos curiosos em torno desta estátua, o primeiro é que ela possui apenas 30 centímetros, criando um sentimento de desapontamento estampado na face de vários turistas que esperavam encontrar algo tão grandioso quanto a fama do menino mijão, conhecido como "petit Julien".

Existem várias lendas relacionadas à criação da estátua, mas nenhuma confirmada. Conta-se que este menino salvou a cidade de um incêndio, apagando o fogo com seu xixi. Outra versão é que um duque havia perdido seu filho e depois de muito procurar encontrou-o no local onde hoje está a fonte, fazendo xixi. Uma terceira versão seria que no meio de uma batalha um menino foi encontrado fazendo xixi em uma árvore, virando símbolo da coragem do país. Escolha sua versão...



A estátua foi vítima de roubos no passado, primeiro pelos ingleses e depois pelos franceses. Sabendo disso, o rei da França, a título de reparação, devolveu a estátua acrescida de uma roupa. A partir daí virou moda vestir o Manneken Pis, e hoje ele conta com mais de 700 modelos.

No Rio de Janeiro, foi feita uma estátua inspirada no Manneken Pis, apelidada de Manequinho, que virou o mascote do time de futebol do Botafogo.

Por toda cidade encontra-se enfeites relacionados  ao Manneken Pis.

Grand Place é a grande praça central no coração de Bruxelas, cercada por imponentes construções históricas no estilo gótico, local onde acontecem os principais eventos da cidade. É considerada por alguns especialistas como a mais bela praça do mundo!







Bruxelas pode ser considerada também a capital das histórias em quadrinhos. Neste país foram criados desenhos como "Os Smurfs", "As aventuras de Tintin" e "Asterix e Obelix".  Além disso, foram pintados mais de 50 paredes espalhadas pela cidade, todas com temas de personagens dos quadrinhos. A cidade também possui o Centro Belga das Histórias em Quadrinhos, um museu dedicado às HQs.

Os Smurfs.

Aterix e Obelix.

Tintin.

Parede com o desenho do Tintin. Curioso é o menino na janela,
extremamente parecido com o herói dos quadrinhos.


O waffle é uma invenção belga, originalmente eram produzidos para servir de hóstia nas missas. O tradicional é coberto apenas com açúcar, mas foram criados uma variedade de coberturas. Simplesmente delicioso!



Alguns países alegam serem os inventores da batata frita, entre eles Bélgica, França e Espanha. Segundo historiadores, dizem que os primeiros relatos sobre este petisco aparecem em 1680 na Bélgica. Os moradores mais pobres comiam peixes pequenos fritos, mas numa época de frio em que o rio congelou, passaram a fritar batatas como se fossem os pequenos peixinhos. O nome como o prato ficou conhecido em inglês foi french fries (fritas francesas), em alusão ao idioma francês falado pelos belgas.



Segundo especialistas, os melhores chocolates do mundo são produzidos, basicamente, em três países:  Bélgica, Suíça e França. A qualidade do chocolate belga é indiscutível, tornando esta cidade uma rota imperdível para os apaixonados por chocolate.




Com a reputação de produzir as melhores cervejas do mundo, a Bélgica também é famosa por possuir mais de 2000 tipos desta bebida. Muitas das cervejas belgas são produzidas em mosteiros, chamadas de cervejas trapistas. Uma marca belga muito conhecida dos brasileiros é a Stella Artois.



Um passeio imperdível é caminhar a noite pelas estreitas ruas próximas a Grand Place, onde estão espalhados vários e aconchegantes restaurantes, numa diversa opção de sabores. Realmente muito agradável!





Confesso que fui a Bruxelas sem muitas expectativas e reservei pouco tempo da minha viagem na capital belga, uma vez que ao perguntar para alguns amigos que já a conheciam, me disseram que não havia muito o que fazer na cidade. Discordo totalmente, é uma cidade muito interessante e repleta de curiosidades. Portanto, vai uma dica: não fique refém de pacotes turísticos. Tendo tempo e fazendo um bom planejamento é possível trazer para casa muitas boas lembranças da cidade de Bruxelas.

0 comentários:

Postar um comentário