templates grátis

Vale do Reno (Alemanha): a lenda da sereia!



O Vale do Reno (Rhein, em alemão), situado a oeste da Alemanha, é dono de belas paisagens românticas, castelos históricos, lindas cidades medievais e um passado repleto de cultura. Chega a ser quase uma área cenográfica cercada pelo rio Reno.

É considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Um exemplo de como uma rota de transporte utilizada na Europa promoveu o intercâmbio de culturas entre o Mediterrâneo e o Norte.


A vista do vale na cor verde-esmeralda, os castelos feudais em ruínas e as cidades no estilo medieval, rodeadas por grandes montanhas, transformaram este local numa das principais áreas turísticas da Alemanha.






 Um passeio de barco pelo rio Reno, talvez seja uma das formas mais interessantes de desfrutar dessa rota romântica. 




Neste cruzeiro você pode optar por ficar na parte externa admirando melhor a paisagem, ou no interior do navio degustando pratos típicos e sobremesas deliciosas, ao som de músicas tradicionalmente alemãs.




Mas o fato mais interessante da viagem está reservado para o final do cruzeiro, quando se tem uma vista privilegiada da rocha Lorelei, próxima a St. Goarshausen. Uma rocha que se eleva a 120 metros do nível da água e remete à famosa lenda da sereia Lorelei, que atraía os homens para a morte.

Diz a lenda germânica, que uma linda sereia de cabelos longos e loiros, chamada Lorelei, vivia no rio Reno, e de dia ela nadava pelas suas águas sem ser vista, porém a noite subia num rochedo (que hoje recebe seu nome) e cantava lindas canções que chegavam aos ouvidos dos marinheiros que por ali navegavam, que tão encantados com aquela voz se distraíam e naufragavam em meio as águas violentas e rochas que haviam naquele trecho.

Assim também aconteceu com o filho do conde Palatinado, que apaixonado pelo canto da sereia, naufragou e morreu. Irado, o conde enviou tropas para o penhasco para matar Lorelei. Os soldados encontraram a sereia sentada e penteando seus cabelos calmamente. Ela então, agarrou seu colar de pérolas e lançou-o no rio, e como num encanto, levantou-se uma enorme onda sobre a qual a sereia desceu lentamente ao leito do Reno. Nunca mais se viu a sereia, mas o seu canto continuou a ser ouvido durante muito tempo.


Rocha Lorelei, na verdade este trecho do Reno é estreito e com muitas rochas, por isso vários acidentes aconteceram ali ao longo dos séculos.
  
Escultura da sereia Lorelei.

Mais um lugar encantador da Alemanha! Um passeio deslumbrante do início ao fim!



0 comentários:

Postar um comentário