João Pessoa é a capital do estado da Paraíba, possui o título de terceira capital mais antiga do Brasil, fundada em 1585. Entretanto é apresentada como um pedaço do Nordeste a ser descoberto, visto que não é um destino turístico tão visitado quanto outras capitais nordestinas.
A capital paraibana, apelidada carinhosamente de Jampa, parece uma cidade do interior: pacata, tranquila e fácil de circular. Todavia isto não a torna menos interessante! A região tem praias lindas e o sol brilha forte durante todo o ano.
Também conhecida como "Porta do Sol", a região recebe os primeiros raios solares do país, pois sua localização geográfica é a mais oriental do Brasil e da América continental. Este local situado na parte mais leste da América é chamado de Ponta do Seixas, uma estreita faixa de areia branca, famosa como "a praia que africano vem a nado pra tomar uma cervejinha".
O Farol de Cabo Branco, inaugurado em 1972, com um formato triangular representando um sisal (planta típica da região) e a 40 metros de altura em relação ao nível do mar, é o local onde se tem uma das mais belas vistas da orla pessoense e de onde se avista a Ponta do Seixas. Erroneamente, muitos confundem a falésia de Cabo Branco, onde foi construído o farol, com o ponto mais leste do Brasil. O farol é apenas um marco e foi edificado ali por ser o ponto mais alto da região.
Ponta do Seixas, vista do Farol de Cabo Branco. |
Relógio de Sol. |
Às 05:00 horas da manhã o sol já começa nascer em João Pessoa, e foi criada uma lei que das 05:00 às 08:00 horas, parte da orla é fechada para que os moradores possam praticar atividades físicas. Uma destas praias da orla é Cabo Branco, com grande quantidade de hotéis e restaurantes, e um visual lindo repleto de coqueiros. A cidade foi eleita como uma das melhores cidades do mundo pra se desfrutar a aposentadoria.
Um dos melhores passeios em JP é conhecer Areia Vermelha, uma ilha de areia de cor avermelhada, formada quando a maré está baixa, criando piscinas naturais repletas de peixes. O acesso se faz de catamarã ou através de "barcos taxis", saindo da praia de Camboinha (em Cabedelo).
Praia de Camboinha. |
Areia Vermelha: tom avermelhado da areia. |
Piscinas naturais em Areia Vermelha. |
No final tarde, o local mais procurado é a praia do Jacaré, à beira do rio Paraíba, onde o sol se põe num espetáculo lindo, ao som do Bolero de Ravel, interpretado por um famoso personagem local, em cima de uma canoa, o Jurandir do Sax.
Jurandir do Sax, no pôr do Sol no Rio Paraíba. Fonte da foto: blog.voe.gol.com.br |
Ao lado do rio encontra-se um centro comercial muito simpático, com diversas lojas de artesanato e produtos típicos da Paraíba.
Seguindo para o sul paraibano, vamos encontrar lindas praias como Tabatinga, Coqueirinhos, Barra de Gramame, Bela e Tambaba.
A praia de Coqueirinhos faz jus ao nome, são coqueiros por todos os lados, inclusive cercando a pista que dá acesso ao famoso restaurante Canyon, que oferece ao turista uma ótima infra-estrutura à beira da praia. É uma praia tranquila, mar calmo e muita sombra, além de falésias que enfeitam o local.
Um local que me surpreendeu foi Barra de Gramame, onde o rio se encontra com o mar. É lindo, um refúgio de paz. Não deixe de visitar!
Aproveite em Barra de Gramame para comer alguns dos pratos típicos da Paraíba: a carne seca, o feijão verde e o caranguejo.
Uma das mais famosas praias da Paraíba, situada no município de Conde, a 17 km de João Pessoa, Tambaba foi a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo como lei municipal. Lá há uma fiscalização e os frequentadores são obrigados a respeitar as normas locais, como por exemplo: é proibido filmagens ou fotografias sem autorização, a nudez total é obrigatória para adentrar à praia, homens não podem entrar desacompanhados e é proibido comportamento e práticas sexuais. Eu não fui, mas dizem que é uma das mais belas praias do estado.
Fonte da foto: g1.globo.com |
A noite pessoense está concentrada em Tambaú, na altura da feirinha de artesanato. Ali estão muitos bares, e é onde se pode apreciar as mais tradicionais comidas típicas e danças da região.
A tapioca é uma comida tipicamente nordestina, de origem tupi-guarani, feita da goma da farinha da mandioca. O recheio pode ser salgado ou doce, como por exemplo as de carne de sol com nata, da ensopada no leite de coco, com queijo e coco e com leite condensado.
A Estação Cabo Branco de Ciências , Cultura e Artes foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008. O complexo tem o objetivo de levar cultura, tecnologia, ciência e arte à população de forma gratuita.
Apesar de não estar no circuito das cidades mais visitadas por turistas do Nordeste, João Pessoa é um destino brasileiro que merece sua atenção! Cidade linda... prometo que vou voltar!
0 comentários:
Postar um comentário