templates grátis

Pantanal (Mato Grosso do Sul - BR): para contemplar a natureza!



O Pantanal é a maior planície alagada do planeta, abrangendo 12 municípios do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ainda avançando em territórios da Bolívia e Paraguai.

Durante o período de chuva, de novembro a abril, o rio Paraguai e seus afluentes transbordam transformando o Pantanal num gigantesco brejo. Na época de seca, de maio a outubro, a paisagem muda bastante, as folhas caem das árvores e o solo fica bem seco.




As grandes estrelas do Pantanal são os diversos animais, principalmente mamíferos, aves e répteis que compõe sua rica fauna, em virtude disso, os principais atrativos turísticos desta região são os safáris e passeios de chalanas.

Os safáris são realizados em veículos 4x4 ou em caminhões com bancos adaptados na carroceria, que vão parando a cada possibilidade de se observar e fotografar um flagrante do reino animal. O safári geralmente é realizado de dia, mas também pode ser feito à noite com ajuda de holofotes para observar animais de hábitos noturnos, como por exemplo a onça, que são raras de se ver à luz do sol.




O safári é um passeio incrível, que não oferece riscos maiores, e sempre conta com a orientação de um guia. Infelizmente, refém da vontade da natureza, nem sempre dá pra ver todos os animais desejados. Mostrarei em fotos alguns dos quais tive o prazer de observar soltos na natureza.


Jacaré.




Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal.



Capivara.


Gavião Carcará.



Cervo-do-pantanal



Tamanduá.

Martim-pescador.

Tatu.

Gavião-belo.

Jaguatirica.

Coruja.

Tucano.

Gavião-branco.

Arara-canindé.





Tachã.

Árvore maria-barriguda.


O passeio de Chalana, uma espécie de barco, é espetacular e inesquecível! Este foi realizado no Corixo São Domingos, um braço do rio Miranda. Além de visualizar aves que vivem nas margens do rio, é feita uma pescaria de piranhas, as quais servirão de refeição para o incrível momento de alimentarmos os jacarés.


Chalana.



Plantas aquáticas do Pantanal.

Pescaria de Piranhas.





Momento em que a guia alimenta os jacarés.



Garça.


Gavião-belo.



A minha visita ao Pantanal aconteceu na Fazenda San Francisco, a 235 km de distância de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Entre o safári e o passeio de chalana, temos um tempo para almoço e descanso, e também para curtir os animais que passeiam livremente pelas instalações da fazenda e inclusive interagem com os turistas. No final do dia, fazemos um lanche com direito a caldo de piranha.














Tomando um tererê com nossa guia.

Caldo de piranha.

E pra quem como eu, não conseguiu ver o maior felino das Américas, fica uma foto da onça pintada, um animal de hábito noturno e formidável predador.



O Pantanal é uma região singular do país, um lugar para contemplar a natureza e estar intimamente em contato com os animais. Não perca a oportunidade de visitar este santuário ecológico!







0 comentários:

Postar um comentário