templates grátis

Recife (Pernambuco-BR): uma folia de atrações!



Recife é a capital do estado de Pernambuco, nascida no período colonial em 1537, preserva com orgulho as heranças deixadas pelos portugueses e holandeses (dois povos que disputaram esta área). É uma cidade ímpar, conhecida por suas belas praias urbanas e eventos populares como o Carnaval e a Festa Junina de São João, oferece aos turistas muitos passeios históricos, cultura e animação.




A capital pernambucana possui uma paisagem cortada por rios, canais e pontes ligando um bairro ao outro, por conta disso a apelidaram de "Veneza Brasileira". Bem ao lado da cidade, as águas dos rios Capibaribe e Beberibe se juntam ao Oceano Atlântico.

O nome Recife provém da palavra arrecife, grande barreira rochosa que se estende por toda sua costa. O termo arrecife em árabe significa "calçada", ou seja, calçada do mar.



A praia de Boa Viagem, a mais central da cidade, cantada em muitas músicas brasileiras, conta com um imenso calçadão bem estruturado, além de suas águas mornas e uma longa barreira de arrecifes. Todavia o que chama mais atenção são as muitas placas de advertência sobre ataques de tubarão, espalhadas por toda a orla, fazendo com que muitos turistas não se arrisquem a entrar na água. Mas o fato é que Boa Viagem tem muito mais a oferecer do que apenas o banho de mar.





Maurício de Nassau e sua tropa imprimiram como legado o bairro do Recife Antigo, hoje restaurado, colorido e movimentado. É uma área extremamente histórica e cultural do município, abrigando galerias, museus e outros espaços culturais. A melhor maneira de conhecer o bairro é andando a pé pelas suas ruas de paralelepípedos e pedras portuguesas.

Aqui está o Marco Zero do Recife, na praça Rio Branco, instalado em 1938, é daqui que são feitas todas as medidas oficiais de distância da cidade.




O bairro do Recife Antigo apresenta um valioso conjunto arquitetônico que merece ser visitado e apreciado.





Do Recife Antigo, barqueiros fazem a travessia para o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, construído sobre um recife em frente ao Marco Zero, o parque exibe uma exposição permanente composta por 90 esculturas de cerâmicas do artista pernambucano Francisco Brennand. A principal obra é a Coluna de Cristal, confeccionada em argila e bronze, com 32 metros de altura, inspirada numa flor.



O carnaval na região dá sinais de vida já algumas semanas antes da data oficial, mas a multidão se reúne de verdade na manhã do sábado de carnaval, com o tradicional e gigantesco bloco do Galo da Madrugada, um dos maiores blocos de carnaval do mundo. O desfile pelas ruas do centro de Recife é acompanhado por mais de um milhão de pessoas, e vai até a quarta-feira de cinzas.




O frevo surgiu na cidade do Recife no fim do século XIX, caracterizado por ser uma música de ritmo muito acelerado. Durante o carnaval toma conta dos foliões, seja pela dança da multidão ou pelos passos acrobáticos realizados pelos passistas. A origem da palavra vem de ferver. 




Os ícones do Carnaval pernambucano ganharam uma residência na capital, um casarão no centro histórico do Recife Antigo. Ali está a Embaixada dos Bonecos Gigantes, com exposição permanente de 45 bonecos (a coleção conta com 110). A visita é monitorada por um guia que explica o processo de confecção e a origem da cultura dos bonecos gigantes.






É praticamente impossível para o turista visitar Recife e, na volta para casa, não levar na bagagem pelo menos uma peça que represente o rico artesanato local. A Casa da Cultura é um ótimo local para adquirir essas lembranças. A antiga casa de detenção, situada às margens do Rio Capibaribe, restaurada em 1975, foi transformada em centro de cultura regional. O museu do frevo, lojas de artesanato, lanchonetes e postos de informações estão instalados nas antigas celas. 





O Recife será uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014, para isto foi criada a Arena Pernambuco, construída a 20 km do centro da cidade, num gasto de 532 milhões de reais. A arena conta com capacidade para 46 mil pessoas e um conceito multiuso que poderá receber shows e outros eventos. Após a competição da FIFA, será a casa do clube de futebol Náutico. A faixada da arena foi projetada para mudar de cor de acordo com os clubes mandantes dos jogos.







O Recife é um ponto de partida para turistas que desejam conhecer o litoral pernambucano e chegam de avião no estado. Dali é possível visitar a cidade irmã Olinda e também praias belíssimas como Fernando de Noronha, Porto de Galinhas e Carneiros. 


Fernando de Noronha
Porto de Galinhas
Porto de Galinhas
Praia de Carneiros
Praia de Carneiros
Olinda

0 comentários:

Postar um comentário