Porto de Galinhas já foi eleita inúmeras vezes como a melhor praia do Brasil. Fica no estado de Pernambuco, a 60 km de Recife. Destino certo tanto de turistas brasileiros quanto de estrangeiros, é conhecida principalmente por suas piscinas naturais, com águas mornas e transparentes, e repletas de peixinhos.
O nome Porto de Galinhas teve origem após a abolição da escravatura, quando o comércio de escravos foi proibido e a fiscalização no porto de Recife se tornou mais severa, então os navios iam a portos próximos desembarcar os escravos e a forma de burlar a vigilância era dizer que estavam descarregando galinhas. "Tem galinha nova no porto!" era a senha usada pelos infratores e que gerou o nome do vilarejo.
As famosas piscinas naturais ficam a poucos metros da areia da praia e são resultado dos arrecifes que, durante a maré baixa, represam os peixinhos que vêm comer na mão dos turistas. A melhor forma de ir até as piscinas é por meio de jangadas, todavia por conta de depender da maré, o melhor é acordar junto com as galinhas e ir bem cedo pra praia, para desfrutar de uma experiência incrível!
Esta é a famosa piscina natural com o formato do mapa do Brasil. |
Outro passeio imperdível é o mergulho com cilindro em Porto de Galinhas. Com suas águas cristalinas é possível ter uma visão espetacular da vida marinha, mergulhando numa profundidade de até 6 metros.
E as atrações não param por aqui, outro passeio fantástico é o de Buggy indo de ponta a ponta do litoral, da praia de Muro Alto à praia de Maracaípe.
A praia de Muro Alto é uma das mais belas do litoral de Pernambuco, e abriga muitos dos melhores resorts da região. Com suas águas calmas e mornas, é um convite ao relaxamento. Mas também há a possibilidade de fazer um passeio de caiaque até o grande arrecife em frente a praia.
Ainda de buggy vamos até a praia de Maracaípe, lá é possível fazer um passeio de jangada e apreciar o encontro do rio com o mar, passando pelo manguezal, e podendo conhecer em seu habitat natural o cavalo-marinho (os jangadeiros o pegam na hora e colocam num pote para os turistas observarem e depois o devolvem para seu habitat).
A praia de Carneiros é outro destino imperdível. Somos levados a um píer e de lá pegamos um barco que nos deixará num cenário de areia branca e coqueiros, com seus arrecifes e piscinas naturais e uma estrutura de quiosques de primeira categoria na orla.
Ainda em Carneiros passamos por um banco de areias, que durante a maré baixa é possível ver a areia em pleno mar a dentro.
A última parada em Carneiros é numa praia repleta de argila. Diz a crendice popular que quem passa a argila no corpo rejuvenesce 01 ano!
Após o passeio, voltando pra Porto, fomos visitar uma árvore de Baobá. No Brasil existem poucas, e foram trazidas da África. O seu tronco é tão largo que são necessárias oito pessoas para conseguir abraçá-la.
O "Centrinho" de Porto de Galinhas é um local muito agradável, com uma decoração inspirada no seu nome, repleto de lojas de artesanato, restaurantes e lanchonetes. Um passeio a noite por essas ruas tranquilas é uma ótima opção pra repor as energias após um dia inteiro de praia.
Hospedagem em Porto de Galinhas não é problema, lá você terá a opção de escolher tanto resorts luxuosos quanto pousadas mais simples mas com ótimo atendimento e uma decoração encantadora.
Esta foi minha primeira postagem sobre o Brasil e acredito que é um destino que não deixa a desejar em nada em relação a outros países, pelo contrário, um lugar incrível de belezas naturais extraordinárias. Uma jóia nacional!