templates grátis

Pamukkale (Turquia): o Castelo de Algodão.



Pamukkale, em turco, significa Castelo de Algodão. Diz a lenda que ali os titãs deixavam suas colheitas de algodão para secar. A primeira impressão que se tem deste lugar é que ali seria uma montanha coberta de neve ou mesmo feita de algodão.

Na verdade, é uma imensa colina branca de um terreno vulcânico, com nascentes de águas termais ricas em calcário, que escorrem pela colina cobrindo tudo com depósitos de minerais brancos, e em alguns pontos formam terraços onde a água se acumula, criando essas piscinas de águas quentes.






 Para pisar nas pedras é preciso entrar descalço e deve-se tomar muito cuidado, pois o local é extremamente escorregadio. 

Mesmo a Turquia sendo um país predominantemente muçulmano, biquinis e sungas são liberados em Pamukkale, o que dá um visual diferente nas fotos. Como eu fui no inverno, tive que encarar o frio de 4º C. Mas valeu a pena!







Pamukkale recebeu no passado o apelido de "Fonte da Beleza", pois era vista com uma fonte para a saúde e rejuvenescimento. Uma famosa visitante deste lugar foi Cleópatra, a rainha do Egito, e hoje existe uma área reservada denominada "Piscina de Cleópatra", que atrai inúmeros turistas às suas águas da juventude, que jorram a uma temperatura de 36º C.



Piscina de Cleópatra.

Gregos e romanos acreditavam que essas águas possuiam poderes curativos e, em 190 a.C., construíram ao lado do Castelo de Algodão, a cidade de Hierápolis, cujo significado é cidade sagrada.

Uma das entradas de Hierápolis.

Hierápolis passou por muitos terremotos e foi abandonada no século XIV, entretanto seu teatro se manteve muito bem preservado, fora o fato de suas ruínas contarem vários acontecimentos históricos. Um dos maiores edifícios da cidade antiga, o Banho Romano, hoje tem sido usado como museu de arqueologia.


Teatro em estilo grego, construído sob uma encosta, em 62 d.C.


Teatro com capacidade para 15 mil pessoas.

A tradição conta que o apóstolo Filipe passou os seus últimos anos de vida na Frígia, em Hierápolis. Recentemente foi descoberto a tumba de Filipe.



Hierápolis é mencionada na bíblia por Paulo em sua carta aos colossenses, quando diz que Epafras trabalhou com zelo para os que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis (Colossenses 4: 12-13).

Entre as sete igrejas mencionadas pelo apóstolo João no livro de Apocalipse, está Laodicéia. No versículo 16 do capítulo 3 diz: "Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitarte-ei da minha boca". Alguns autores acreditam que essa expressão esteja relacionada com o fato de que no Vale do Lico, na Ásia Menor (atual Turquia), encontravam-se três cidades, a saber Hierápolis, Colosso e Laodicéia. Colosso possuía águas frias, boa para beber. Hierápolis como já falamos, possuía águas termais, ou seja, quentes, boa para banhos. E de Hierápolis por meio de aquedutos, as águas quentes iam para Laodicéia, mas chegavam lá mornas, o que as vezes provocava vômitos ao bebê-la nesta temperatura.





Depois de um dia cheio de atividades, a melhor opção é curtir uma piscina de água quente nos hóteis próximos. Ficamos no Pam Thermal Hotel, famoso por sua fonte de água termal vermelha. Sua piscina é sensacional, possui uma área interna que liga-se à parte externa. A temperatura é de cerca de 39ºC, vinda diretamente de uma fonte natural.







Pamukkale foi um dos lugares mais bonitos que já vi na vida e deveria estar entre as maravilhas naturais do mundo.  É um visual muito diferente do que estamos acostumados, algo inacreditável, e ainda possui sítios históricos para se visitar. Acho que uma viagem à Turquia não pode deixar de fora esta beleza natural !

4 comentários:

Anônimo disse...

Noossaa maravilhoso le! Esse lugar com certrza deveria estar entre as 7 maravilhas naturais! Amei tb a sua descricao do lugar, deu ate vontade de conhecer! Beijos michelle

Vivendo.com.Jesus disse...

Realmente Mi, é um lugar lindissimo, coloque na lista das suas proximas viagens! BJOS

Vivendo.com.Jesus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nooossa, que lugar lindo *o* ... Adorei

Postar um comentário