Maragogi fica a 125 km de Maceió, capital de Alagoas. É uma cidade pequena, aconchegante e com um litoral belíssimo. Fica situada na chamada Costa dos Corais, que vai de Maceió até o sul de Pernambuco, uma área com uma imensa barreira de recifes que durante a maré baixa forma inúmeras piscinas naturais.
A principal atração de Maragogi são as galés, como são conhecidas as maiores e mais belas piscinas naturais do estado de Alagoas. São verdadeiros aquários naturais, com águas cristalinas, repletos de peixes que nadam tranquilamente ao seu redor.
É necessário pegar um barco e navegar cerca de 7 km , uma duração média de 20 minutos, para chegar até as galés. Os passeios duram cerca de duas horas, mas existem alguns contratempos: o primeiro é o fato que tudo isso só é possível na maré baixa, ou seja, nas primeiras horas da manhã (então deixe a preguiça de lado e acorde bem cedo); o segundo é o esquema comercial do passeio.
Passeio de barco. |
Algumas opções do passeio são mergulho com cilindro, snorkel ou apenas relaxar nas cristalinas e mornas águas das piscinas naturais. |
Maragogi é o segundo polo turístico do estado de Alagoas, e por isso o tráfego de turistas passou a ser controlado para preservar este verdadeiro paraíso brasileiro. O Ibama também proibiu dar comida aos peixes. A cidade possui uma ótima infra-estrutura hoteleira, contando com belos resorts.
A praia de onde partem os barcos para as galés. Aqui também é possível fazer passeios de buggys pelo litoral. |
Há várias praias bem bacanas para se visitar na região próxima a Maragogi, como por exemplo Barra Grande, Antunes, Burgalhau, Ponta do Mangue e Japaratinga..
Os frutos do mar são os ingredientes mais famosos da gastronomia da região. Em alguns restaurantes é possível escolher e pegar o que você gostaria para almoçar.
Maragogi é um lugar incrível, e você pode optar por fazer um passeio bate e volta vindo de Maceió, Porto de Galinhas ou Recife, mas deve estar ciente que além do cansaço da viagem é possível não pegar uma maré boa no dia ou o tempo não estar tão favorável para o mergulho, fora ter que acordar muito cedo. Ainda assim é um destino brasileiro muito interessante!