Continuando nossa viagem pelo litoral potiguar e nas praias aos arredores, provavelmente a atração turística mais famosa do Rio Grande do Norte seja o passeio de buggy pelo litoral norte, num cenário paradisíaco de praias , dunas e lagoas, onde buggys parecem estar numa montanha-russa, com a opção de se escolher a corrida "com ou sem emoção" (com emoção as manobras são mais radicais)!
O auge do passeio está em Genipabu, ou melhor, no Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, que fica a 25 km de Natal. As dunas do parque são móveis, por causa da ação do vento muito intenso, as areias se movem de um ponto para outro, tornando a paisagem sempre uma novidade.
Praia de Genipabu. |
A primeira parada no passeio de buggy é na lagoa de Genipabu. O banho lá está proibido sob a alegação que existem jacarés em suas águas, de qualquer forma, o visual lá do alto é incrível, e ainda garante a oportunidade de fazer belas fotos.
São oferecidos aos turistas a oportunidade de tirar fotos até em jegues, sem que você tenha que pagar um valor fixo, apenas dar uma gorjeta. E eles são tão pequenos que dá até dó de subir.
Outro passeio opcional é andar num dromedário, incluindo roupas árabes para entrar no clima. O valor é de 45 reais.
No trajeto do buggy teremos lindas paisagens, além de encontrar com mais animais, como é o caso desta simpática iguana!
Praia de Pitangui. |
Depois de Genipabu, atravessamos o rio Ceará-Mirim em balsas rústicas, que transportam tanto buggys quanto carros maiores, alcançando a outra margem onde fica a praia de Pitangui, e posteriormente indo para a lagoa com o mesmo nome.
A lagoa de Pitangui é ótima para relaxar e tomar um bom banho, ela fica em meio às dunas. O local possui uma boa infra-estrutura.
Finalmente chegamos à melhor e mais divertida parte do passeio! Na praia de Jacumã, que fica a 33 km de Natal, é onde estão as dunas e lagoas com os famosos skybunda e aerobunda.
O skybunda consiste em descer a duna de areia sentado numa pequena prancha de madeira, caindo direto na água. É rápido, mas muito divertido! O valor por descida é de 10 reais.
No aerobunda, a pessoa desce sentada numa cadeira de lona presa a um cabo de aço, dando de glúteos na água, daí a origem do nome. Ele foi uma alternativa ecológica para preservar as dunas. O pessoal brinca que você desce de avião, passeia de barco e sobe de trem, se referindo a descer pendurado a um cabo de uma grande altura, pegar uma jangada pra te levar de volta à areia e subir em uma cadeira tracionada sobre trilhos para voltar ao ponto de origem. Muito bom!
Daí você pensa, depois do aerobunda e skybunda, descer esse escorregador azul deve ser muito relaxante. Eu fui, mas não perguntei o nome daquilo antes de descer. Lá embaixo eu descobri que se chamava kamikaze, porque de todos é o que o impacto na água é maior. Dói hein! rs
Seguimos na direção sul do Rio Grande do Norte, e o primeiro ponto de parada foi a 12 km de Natal, no impressionante Cajueiro de Pirangi, a maior árvore frutífera do planeta Terra! Registrado no Guiness Book como "o maior cajueiro do mundo", ocupa uma área de 8500 m², e de novembro a janeiro, na época de dar frutos, chega a produzir 80 mil cajus. Esta planta possui 110 anos.
O visitante poderá apreciar a copa do cajueiro através de um mirante localizado na área do parque.
Na praia de Pirangi do Norte, bem perto do cajueiro, vimos o encontro do rio com o mar. É uma praia muito tranquila, com uma extensa faixa de areia, mar calmo, e muito procurada por quem pratica windsurf.
Distante 35 km de Natal, encontra-se a lagoa de Arituba, um lugar perfeito para quem quer tranquilidade, ótima opção para quem tem família com crianças e quer fugir do agito. o local possui uma boa estrutura de serviços, águas cristalinas, e opções de pedalinho e caiaque.
Estando em Natal, ou indo em direção ao litoral norte ou sul do Rio Grande do Norte, você sempre encontrará um lugar mais lindo do que imaginava. As dunas, as águas mornas das praias, a comida típica, os passeios, e o sol que se faz presente quase todos os dias do ano, fazem da capital do RN um dos destinos mais visitados do Brasil. Em resumo, um local perfeito para férias!
0 comentários:
Postar um comentário