templates grátis

Pompéia (Itália): marcada pela fúria de um vulcão!




Não importa o quanto já tenhamos ouvido falar de Pompéia, isso não irá nos preparar para a emoção que nos aguarda ao chegar lá e presenciar a história de perto. É uma cidade congelada no tempo.

Pompéia era uma próspera cidade do Império Romano que foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em  79 d.C. , que gerou uma imensa nuvem de cinzas e soterrou completamente a cidade. A erupção durou dois dias, quando uma ventania trouxe uma enorme nuvem de cinzas quentes, atingindo a maioria da população, tanto aristocratas quanto escravos morreram juntos.


Entrada da cidade arqueológica de Pompéia.


Pompéia  fica a 22 km de Nápoles, e é considerada patrimônio mundial pela Unesco, hoje um dos maiores pontos turísticos da Itália.

As ruínas da cidade com o vulcão Vesúvio ao fundo.


Depois que a grossa camada de cinza cobriu Pompéia, ela foi esquecida no tempo, sendo apenas redescoberta no século XVIII. É considerada uma das mais ricas descobertas arqueológicas de todos os tempos.

A dica que eu deixo é que você tenha um bom guia para visitar Pompéia, isso irá lhe acrescentar em muito no seu conhecimento histórico sobre a cidade e os acontecimentos que a destruíram.






Eu e meu pai.


Entre as incríveis descobertas estão são os fabulosos frescos que cobriam as paredes interiores da maior parte das habitações privadas e até de alguns edifícios públicos.




Os prostíbulos eram muito famosos e frequentados na cidade, pelas ruas era possível ver pênis desenhados indicando a direção de tais estabelecimentos. Muitas pinturas em Pompéia também estavam relacionadas ao tema de erotismo.

Pênis em alto-relevo num dos prostíbulos da cidade.


O vulcão Vesúvio, embora esteja inativo, com sua última erupção em 1944, está agora no que os vulcanólogos chamam "ciclo de repouso", o que não quer dizer que não possa despertar de uma hora para outra. Num caso de erupção, um enorme problema seria a grande população existente em sua proximidade. O terreno vulcânico é muito fértil para a agricultura, o que atrai diversas pessoas para a região.



Fonte: Wikipédia


As cinzas do vulcão protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Realmente é de impressionar, pois está claro que os habitantes de Pompéia foram  apanhados de surpresa sem tempo de fugir. Foram soterrados numa posição tentando se proteger ou abraçados à sua família.






Viva a experiência de conhecer uma cidade marcada pela fúria de um vulcão e ainda preservada quase 2000 anos depois.


5 comentários:

Luciana Lavra disse...

Mais uma aula de história!! Lindas fotos!! Parabéns!!

Mateine disse...

Grande Borel! Muito massa seu blog. Virei seguidor e fan. Maior orgulho de te conhecer e saber que você foi em Petra e segue na "Petra". Parabéns!

Alexandre Borel disse...

Grande Cleidir!! Fico feliz que vc tenha gostado e esteja acompanhando o blog! Orgulho é meu de ser seu amigo! grande abraço!

Alexandre Borel disse...

Obrigado Lu pelos comentários e parceria em viagens!!!

Alexandre Borel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário