Bruges é uma cidade medieval elegantemente preservada, uma das mais belas da Europa. Esta cidade belga, praticamente esquecida pelo tempo, foi considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Seu charme se mantém intacto, até os dias de hoje, como se estivéssemos na Bélgica há alguns séculos atrás.
Foi fundada no século IX por vikings, que a usavam como centro comercial por conta do canal de Zwin que conectava a cidade a um porto que tinha acesso ao Mar do Norte. Com o tempo, o uso do canal perdeu sua importância e o local ficou relativamente esquecido.
Apelidada de "Veneza do Norte", em virtude dos vários canais que a cercam ou a atravessam, ela oferece aos visitantes um tranquilo e charmoso passeio de barco onde pode-se observar casas, hotéis e restaurantes funcionando em construções da época medieval. Os canais, a arquitetura, as carruagens e as flores dão um ar de contos de fadas a Bruges.
Bruges é muito visitada por turistas europeus, contudo, o romantismo desta pequena cidade se expandiu para o resto do mundo. Hoje o fluxo de estrangeiros na cidade é enorme, em especial na sua principal praça conhecida como Markt ou Praça do Mercado, um bom lugar para se começar e terminar o passeio a pé por Bruges.
Cada lado da praça é repleta de prédios em diferentes estilos, construídos ao longo de vários séculos, como por exemplo o Palácio Provincial e o Prédio dos Correios. Mas um dos maiores charmes desta praça é o Campanário de Bruges, uma torre construída em 1240. Para quem tiver disposição, são apenas 366 degraus para se chegar ao alto da torre e desfrutar de uma bela vista.
Palácio Provincial e Prédio do Correio. |
Campanário de Bruges. |
A Praça do Mercado é cercada de elegantes e decoradas casas que funcionam como cafés e restaurantes.
No quarteirão ao lado está a praça de Burg, com mais um impressionante conjunto arquitetônico. É a segunda praça de Bruges, onde estão a prefeitura e a Basílica do Sangue Sagrado. Esta basílica guarda um pano manchado com o que se acredita ser o sangue de Jesus na sua crucificação, recolhido por José de Arimatéia, e levado a Bruges pelo Conde de Flandres, após tê-la recebido em Jerusalém como um troféu da Segunda Cruzada. Todo mês de maio há uma famosa procissão pela cidade.
Passeio de carruagem em Bruges. |
Basílica do Sangue Sagrado (Fonte da Foto: Wikipédia). |
Frasco com o suposto sangue de Cristo (Fonte da Foto: Wikipédia). |
A Igreja de Nossa Senhora possui a maior torre de tijolos da Europa, é onde está a escultura da Madonna de Michelangelo.
Mas se você estiver cansado de passeios culturais, vai uma dica de três coisas famosas em Bruges: chocolate, batata frita e cerveja.
Bruges está na Rota da Cerveja na Europa, são centenas de marcas e estilos diferentes da bebida. As mais famosas são as trapistas, produzidas em mosteiros sob rigorosa supervisão dos monges.
A cidade é famosa por seu chocolate artesanal, que decora as vitrines das lojas e perfuma o ar. O chocolate belga é mundialmente reconhecido como um dos melhores que existe. São cerca de 50 lojas que vendem a guloseima na cidade.
O Frietmuseum é um museu dedicado à batata frita, uma das comidas mais características da culinária da Bélgica. Lá você encontrará de tudo sobre a história desta criação belga. Entretanto, uma experiência imperdível é comer uma porção de batata frita com maionese de uma barraca que fica em frente ao Campanário.
Bruges é uma cidade encantadora e que merece muitos elogios, apesar de ser pequena e provavelmente vista mais como um passeio do que um lugar para passar muitos dias.
0 comentários:
Postar um comentário