A Jordânia, oficialmente conhecida como Reino Hachemita da Jordânia, possui uma lista de tesouros da humanidade que vão desde a cidade greco-romana de Jerash, passando pela capital Amã, Madaba (Cidade dos Mosaicos), o deserto de Wadi Rum, o Mar Morto, e Petra, a principal jóia da nação, eleita uma das 07 Maravilhas do Mundo Moderno.
A Jordânia é um país do Oriente Médio, fazendo fronteira com a Síria ,Iraque, Arábia Saudita, com o Golfo de Aqaba (através do qual faz fronteira marítima com o Egito), Israel e pelo território palestino da Cisjordânia. Sua capital é a cidade de Amã.
Construída pelos Nabateus, uma tribo nômade com importante papel nas rotas comerciais entre a Arábia e o Mediterrâneo, Petra ficou esquecida por mais de meio milênio, sendo redescoberta por um explorador suiço em 1812.
Petra é uma cidade esculpida nas rochas, conhecida também como cidade rosada em virtude da coloração de suas pedras. Foi classificada pela UNESCO como uma das propriedades mais preciosas culturais do patrimônio da humanidade, e eleita recentemente como uma das 07 maravilhas do mundo moderno, diga-se de passagem, com muita justiça. Este é um local capaz de arrancar suspiros de admiração até mesmo dos viajantes mais experientes.
Entrada para a cidade de Petra. |
Coloração rosada das pedras. |
A Pedra do Elefante. |
Após passar o portão de entrada, os visitantes vão caminhar por cerca de 01 quilômetro entre dois paredões de 80 metros de altura, essa fenda é conhecida como Siq. O final do trajeto termina de frente para Câmara do Tesouro.
A Câmara do Tesouro (Al-Khazneh ), nome dado a esta imponente construção na rocha, possui 43 metros de altura por 30 metros de largura, e foi construída no século I dC, como tumba de um importante rei nabateu.
Foi cenário do filme "Indiana Jones e a última cruzada", contudo o interior mostrado no filme foi feito em estúdio e não corresponde à realidade.
Foi cenário do filme "Indiana Jones e a última cruzada", contudo o interior mostrado no filme foi feito em estúdio e não corresponde à realidade.
O uniforme dos soldados da Patrulha do Deserto da Jordânia é um dos mais curiosos do Oriente Médio. Consiste numa túnica comprida segura por um cinto vermelho, uma bainha com um punhal à cintura e uma espingarda. Na cabeça usam o tradicional keffiyeh vermelho e branco, usado pelos Beduínos da Jordânia.
Petra abriga ainda outras centenas de sarcófagos elaborados com detalhes dignos de um povo que mostrou uma genialidade na área da engenharia de seu tempo.
O Mosteiro (wikipedia). |
Parece que Petra é mencionada no Antigo Testamento da Bíblia sob vários nomes possíveis, incluindo Sela e Joktheel (II Reis 14:7).
Petra pode ser explorado a pé, de cavalo ou de caleche (charrete). |
Esta cidade foi certamente a última paragem dos três reis magos vindo do oriente que levaram incenso, ouro e mirra para adorar o Menino Jesus em Belém (Mateus 2:1-12). O Rei Aretas, mencionado em 2 Coríntios 11:32, era um rei nabateu que governou Petra.
Em Amã, capital da Jordânia, observamos a parte rica do país em contraste com as demais áreas em sua maioria desérticas ou semi-desérticas. Ela é o centro de decisões políticas, culturais e comerciais do país, além de ser uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo.
A influência da religião muçulmana é nítida no estilo de vida da população. Em Amã encontramos a Mesquita Rei Abdullah I. De longe já se avista a imensa cúpula azul, numa alusão ao céu. Aproximando-se pode-se observar linhas douradas que descem até a base e representam os raios de luz iluminando os 99 nomes de Alá.
Mesquita Rei Abdullah I. |
Mercado árabe em Amã. |
A tradição local conta que a nascente em Wadi Musa (Vale de Moisés), à saída de Petra, foi o local onde Moisés fez sair água de uma rocha para matar a sede do povo, que reclamava de ter saído do Egito para uma terra que não tinha nem o que beber. Deus havia ordenado a Moisés que ajuntasse o povo e apenas falasse para a rocha que esta daria água, contudo ele feriu a rocha duas vezes com a vara e por conta deste ato ficou proibido de entrar na Terra Prometida. Este local ficou conhecido como as águas de Meribá (Números 20:01-24).
Por conta de seu pecado nas águas de Meribá, Moisés subiu ao Monte Nebo apenas para avistar a terra de Canaã, depois morreu e ali foi sepultado (Deuteronômio 32:48 a 52).
Madaba, conhecida como a "Cidade dos Mosaicos", é o local onde podemos encontrar o famoso Mapa de Mosaico de Jerusalém e da Terra Santa. Com dois milhões de peças, ilustra as colinas, os vales, as aldeias e as cidades até o Delta do Nilo. Há várias teorias sobre o porquê de um mapa da Terra Santa em Madaba. Alguns estudiosos sugerem que ele era útil para os peregrinos que ali passavam, outros acreditam que por ficar perto do Monte Nebo, poderia representar a visão que Moisés teve da Terra Prometida.
O Mapa de Mosaico de Madaba cobre o chão da Igreja Grega Ortodoxa de S. Jorge. |
Em segundo lugar, na lista dos destinos preferidos da Jordânia, temos a antiga cidade greco-romana de Jerash, que no passado esteve sob o poder do imperador romano Adriano. Ficou escondida durante séculos na areia, até ser escavada e restaurada, e hoje é considerada uma das cidades do Império Romano mais bem preservadas do Oriente Médio.
O Arco de Adriano foi construído para homenagear a visita do imperador Adriano, em 129 d.C. Foi projetado para ser a principal porta de entrada da cidade. |
O Hipódromo era capaz de abrigar até 15000 espectadores. Possuía 245 metros de comprimento por 52 de largura. |
As imponentes colunas na Praça Oval, construídas no século I dC. |
A Rua de Colunatas ainda se encontra com a pedra original que foi pavimentada, era a espinha dorsal da cidade e possuía 800 metros de comprimento. |
Anfiteatro de Jerash, com capacidade para 3000 pessoas, possui uma acústica impressionante e ainda hoje é utilizado para espetáculos ou eventos para entretenimento dos turistas. |
O Islamismo é a religião oficial da Jordânia e cerca de 95% da população é muçulmana.
A culinária árabe é um termo que define as diversas culinárias existentes por todo mundo árabe. Ao contrário do que muitos pensam, nem só de esfirras e quibes crus se faz uma boa refeição árabe. Além dos temperos do oriente, combinam-se a abundância de frutas secas, verduras, grãos, frango e carne de carneiro que deixam a comida muito saborosa. Uma curiosidade é que os pães, frequentes nas refeições, são feitos na hora ainda no modo tradicional.
A cerimônia tradicional do café beduíno tem três xícaras de café: uma para a alma, uma para a espada e outra porque você é um convidado. Se pedir uma quarta, irão te considerar ganancioso. |
A Jordânia revelou-se a mim como uma experiência surpreendente, superando minhas expectativas. Posso defini-la como um destino único, que proporciona paisagens misteriosas e deslumbrantes, cenários de acontecimentos bíblicos, uma rica gastronomia, belezas naturais, além de poder aprender e vivenciar a cultura do mundo árabe. Com certeza é um destino que recomendo.
4 comentários:
Parece, realmente, ter sido uma viagem incrível!
A Jordânia é um país incrível! Creio que Petra foi o lugar mais impressionante que já visitei de todas as minhas viagens !!!
Parabenizo pela maravilhosa aventura.
Obrigada pela socialização das imagens e informações.
Foram valiosas.Estou me organizando para fazer esses roteiro, se Deus permitir. Estive em Israel,Belém,Tel-Aviv, Mar Morto, etc etc
Ficou o desejo de explorar Egito e Jordânia. Voltarei. Aguardo paz e segurança.
Rota Ma´an - Amã. 1ª vez que tomo conhecimento. Primeiras impressões. Trecho todo duplicado. O landscape é típico da região, desertão nivelado, bege cashmere, arenoso de granulometria maior. O horizonte urbano é povoado por torres de mesquitas. O landscape urbano bate com a região, um esbranquiçado bege-cashmere predominante. Ainda que um país pobre, não tem "cacarias". O trecho tem manutenção de recapeamento ainda que sob pequenas falhas da engenharia rodoviária, acabamento geral falho, mas razoável. Nada gritante. No trecho, se coincidência ou não, só vi até agora caminhões mercedes. Um carro da polícia me chamou a atenção pelo porte do veículo e pelo jogo de cores. Me fez lembrar os lincões pretos-dourados da polícia americana...:)
Postar um comentário