Em 1923, Ancara foi declarada capital da nova República da Turquia pelo seu fundador Mustafa Kemal Ataturk. Localizada no centro da Anatólia, é a segunda maior cidade turca, ficando atrás apenas de Istambul.
Ancara não tem um apelo turístico tão grande, mas conta com duas atrações muito interessantes: o Mausoléu de Ataturk e o Museu das Civilizações da Anatólia.
É impossível ir para qualquer cidade turca e não ouvir falar de Ataturk. Mustafá Kemal, dito Atatürk, que significa "pai dos turcos", foi o primeiro presidente da Turquia, eleito em 1923, quando proclamou a república, depois de derrubar o sultanato. Foi também o responsável pela ocidentalização do país. Entre outras ações, promoveu a separação entre estado e religião, a adoção do alfabeto latino no idioma turco (até então escrito em caracteres árabes), a reforma dos códigos penal e civil, encorajou a adoção de vestimentas ocidentais, a ampliação dos direitos da mulher e a adoção obrigatória de sobrenomes, contribuindo de forma definitiva para a modernização do país.
Logo após sua morte, foi homenageado com um gigantesco Mausoléu, que fica no alto de uma colina, chamado em turco de Anitkabir. No prédio principal está a tumba de Atatürk. Definitivamente, um lugar belíssimo e imponente, que merece sua visita!
Praça Cerimonial. |
Prédio principal onde está a tumba de Ataturk. |
Tumba de Ataturk. |
Caminho dos Leões: uma passarela de 262 metros, contendo 24 leões esculpidos no estilo dos hititas. |
Para quem aprecia história e descobertas arqueológicas, o Museu das Civilizações da Anatólia é uma dica imperdível! Fica localizado em dois edifícios históricos, e as peças expostas vão desde o período Paleolítico até o período Otomano.
Ancara é um destino que geralmente é incluído nos roteiros de viagem quando estamos indo de Istambul para a Capadócia. Passei apenas algumas horas nesta cidade, mas gostei muito!
0 comentários:
Postar um comentário