templates grátis

Gramado e Canela (RS-BR): uma combinação perfeita!



Nem parece que você está no Brasil, ou pelo menos é um Brasil bem diferente. Ao visitar a Serra Gaúcha, em especial Gramado e Canela, a impressão é de estar passeando pela Europa, isso em virtude da herança européia na arquitetura da cidade e do estilo de vida e costumes da população, numa mistura de culturas alemã, italiana e portuguesa.

Gramado e Canela ficam no estado do Rio Grande do Sul, separadas a apenas sete quilômetros de distância uma da outra. Tudo em Gramado é impecável: os jardins sempre bem cuidados, as ruas limpas, a educação de seus moradores, a ausência de pedintes, os motoristas que sempre param para que os pedestres possam atravessar a rua (lá não tem semáforos), a ausência de outdoors e até banheiros públicos gratuitos inacreditavelmente limpos. Canela tenta seguir os passos de sua cidade vizinha, todavia possui um estilo voltado mais para o ecoturismo.

Fora todos os elogios já feitos a estas duas encantadoras cidades, ainda podemos dizer que elas são repletas de ótimas atrações turísticas e uma gastronomia fantástica. Acompanhe agora alguns dos passeios que fiz nesta viagem durante o período de inverno.

Seja durante as festas natalinas ou em qualquer outro dia do ano, a magia do Natal pode ser vivenciada numa visita à Aldeia do Papai Noel. Não precisa ser criança para sair de lá com um enorme sorriso estampado no rosto.


Dizem que quando Papai Noel não está na Lapônia (Finlândia), ele vem passar uns dias na sua casa em Gramado.
 
A Aldeia de Papai Noel, também conhecida como Parque Knorr, possui 57 mil metros quadrados repletos de atrações natalinas.

Uma das renas de Papai Noel.

É possível conhecer o Papai Noel e visitar a sua casa, com todos os ambientes caprichosamente decorados, como se fosse realmente a casa do bom velhinho.
O Lago Negro é um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado, um lugar muito calmo, com águas profundas e escuras, onde se pode caminhar ou andar de pedalinho tranquilamente. Recebeu este nome pois, após um incêndio que destruiu boa parte da vegetação, criou-se um lago artificial e plantou-se em suas margens árvores importadas da Floresta Negra (Alemanha).


 Dream Land é o primeiro Museu de Cera do Brasil, com 20 cenários temáticos, desde personagens de filmes famosos, desenhos animados e celebridades. Diversão garantida!






Harley Motor Show é um museu da Harley Davidson pela manhã, e a noite funciona como um bar.

Pra quem gosta de carros, visitar a exposição Super Carros é obrigação! Você vai poder ver de perto uma  Ferrari, Lamborghini, Mercedes-Benz, Porsche... e para quem quiser realizar o sonho de dirigir uma destas máquinas, basta tirar o escorpião do bolso e desembolsar a bagatela de R$ 780,00 e dirigir uma Lamborghini por cerca de 15 km pelas ruas da cidade.




Mais um empreendimento do circuito de museus de Gramado é o Hollywood Dreams Cars, exposição de carros antigos.



O Mini Mundo é um parque temático, com miniaturas cerca de 24 vezes menor que o tamanho real. Ele surgiu da inciativa de um avô em construir brinquedos para seu neto, que eram cópias perfeitas de cidades, monumentos, entre outras coisas. Aquilo chamou a atenção de outras pessoas, a idéia cresceu e hoje recebe inúmeros turistas curiosos em conhecer esse mundo em miniatura.

Miniatura do Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha.


A entrada do Mundo a Vapor é muito interessante, é uma simulação de um acidente de trem que aconteceu na França. Parada obrigatória para fotos. Dentro do museu você vai conhecer as grandes invenções a vapor.



O Festival de Gramado é um festival de cinema do Brasil, realizado anualmente desde 1973 no Palácio dos Festivais. Realizado sempre no mês de Agosto.



Gramado é sinônimo de chocolate. São inúmeras lojas e fábricas de chocolate espalhadas pela cidade, onde é possível fazer uma visita e ver como são feitas essas delícias.


A Igreja Matriz São Pedro fica no centro de Gramado, foi construída originalmente em madeira, como capela, em 1917 e depois em pedras, em 1943. Sua torre possui 46 metros de altura.



O Parque do Caracol abriga o maior atrativo de Canela: a Cascata do Caracol, com 130 metros de queda. Você pode apreciá-la de diferentes formas, através do mirante, do observatório ou encarar a escadaria de 927 degraus que leva à base da cachoeira.

Mirante de observação.

O parque também conta com um observatório onde um elevador panorâmico conduz o visitante até uma plataforma envidraçada a 30 metros de altura .
O local oferece uma vista de 360º do parque, acima da copa das árvores. 

 Terra Mágica Florybal é um parque temático repleto de esculturas gigantes, algumas com movimento, e tudo isso em meio a muita área verde. Lá você irá encontrar o reino dos dinossauros, dos primatas, gigantes, homens de pedras, entre muitas outras atrações, inclusive uma cascata de chocolate. As crianças adoram, e eu também gostei!







A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, é um templo católico localizado em Canela. Foi eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil em 2010.


Se você está de viagem marcada para Gramado e Canela, já se prepare para na volta fazer um regime! Nunca vi um lugar onde se coma tanto! Interessante que não se encontra fast foods nas cidades, mas os restaurantes são muitos, de ótima qualidade e muita variedade. Outro fato interessante é que a grande maioria dos restaurantes possuem um serviço de buscar o cliente no hotel e levá-lo de volta sem cobrar nada por isso.

Parada obrigatória no Rio Grande do Sul são as churrascarias! Fomos na Chama de Fogo, comemos uma picanha nobre deliciosa e ainda tiramos fotos com roupas típicas da região. Fomos também na churrascaria Garfo e Bombacha, muito conhecida pelos shows típicos que são apresentados durante a sua refeição.





Não deixe de ir a um rodízio de massas, experimentar todos os sabores da cozinha italiana!


No restaurante alemão Fritz Haus tivemos a oportunidade de comer uma sequência de comida alemã, num ambiente muito bem decorado, nos fazendo sentir na própria Alemanha. E ainda fomos recebido com uma apresentação de música na entrada do restaurante.


Não sou de tomar bebida alcoólica, apenas em raras ocasiões especiais, como esse extraordinário almoço alemão.
 
O rodízio de comida alemã incluía alguns pratos como por exemplo: javali ao molho laranja, chucrute, salsicha bock, bolinho de marreco, purê de maçã, etc...

Outro evento gastronômico imperdível é o café colonial, é uma das mais autênticas tradições da cultura alemã, com mais de 80 pratos servidos. É de impressionar a quantidade de comida!

Bela Vista Café Colonial.


A tradicional sequência de foundue é servida em diversos restaurantes, na famosa Noite Suiça de Gramado. Primeiro vem o fondue de queijo, acompanhado de pão, polenta e batata cozida, seguido do de carne, com filé mignon, filé suino e de frango, acompanhado de 12 tipos de molhos. E por último, a fondue de chocolate, que conta com cerca de 08 variedades de frutas. É simplesmente perfeito!


 Gramado te convida para caminhar por suas ruas e admirar sua arquitetura com inspiração alemã. Janelas emolduradas, telhados em cores vivas, casas com detalhes em madeira e pedras, muitos jardins e lindas hortênsias espalhadas por toda a cidade.


A Rua Coberta é um dos pontos mais charmosos do centro de Gramado, repleta de lojas e cafés, está sempre cheia de turistas. 





Gramado irá te encantar em qualquer época do ano: no inverno você irá curtir muito frio e quem sabe até pegar um pouco neve, na Páscoa você irá se deleitar em meio aos deliciosos chocolates da região, em Agosto acontece o Festival de Cinema, e no final de ano a cidade está toda enfeitada para o Natal Luz.

1 comentários:

Luciana Lavra disse...

Mais uma viagem incrível!!Seus posts são perfeitos!! A Serra
Gaucha realmente encanta pela beleza e pela educação e hospitalidade de seu povo! Agora é programar uma viagem para o Natal Luz em Gramado!!

Postar um comentário