"Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo". Mateus 2:6.
Hoje é Natal, e não poderia deixar de relatar minha viagem a Belém, cidade onde nasceu Jesus. Confesso que me considero um privilegiado por conhecer este lugar. Tentarei nesta postagem contar um pouco da história bíblica e correlacionar com a atual Belém, trazendo algumas curiosidades.
E o que é o Natal? É a boa nova do nascimento de Jesus, o messias prometido, o salvador, o filho de Deus.
"Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus". Mateus 1:18-25.
"Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria". Lucas 2:1-7.
A Basílica da Natividade é uma das igrejas mais antigas do mundo ainda em uso e foi construída aonde se acredita ser o local exato do nascimento de Jesus. Em 326 sua construção foi ordenada por Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino. Desde sua construção a basílica nunca foi violada e como por milagre, todos os exércitos que por ali pasaram sempre a respeitaram por motivos religiosos. Os cruzados construíram uma porta de 125 centímetros de altura, que chamaram de "porta da humildade" pois sua pouca altura obrigava as pessoas a se curvarem para poder adentrar a igreja. Na realidade, a baixa altura garantia que pessoas a cavalo não pudessem nela penetrar.
Este é o interior da Basílica. Após séculos de discórdias, hoje a basílica está dividida entre ortodoxos, armênios e franciscanos, com horários e percursos definidos, o que colocou fim a todas as brigas.
No local exato onde nasceu Jesus, foi criada uma estrela de prata com quatorze pontas e uma inscrição em latim que diz "Aqui, da Virgem Maria, nasceu Jesus".
Em Beth Sahour, a 3 km de Belém, está o Campo dos Pastores, local onde os pastores ouviram os anjos que os convidavam a seguir até Belém, onde o Messias nasceu.
"Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura". Lucas 2:8-12.
Um restaurante bem turístico em Belém, com um quadro dos três Reis Magos.
"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra". Mateus 2:1-2 e 9-11.
Belém fica a 10 km de Jerusalém, e é hoje cercada por barreiras construídas por Israel, para impedir ataques a Jerusalém, constantemente realizados num passado recente. É uma cidade palestina dentro de território israelense. Realmente o controle de entrada e saída de Belém é muito rigoroso, os meios de transporte são todos revistados por guardas armados, você deve estar com o passaporte a mão, e isso gera um clima de tensão por parte dos turistas. Mas mesmo assim, é um passseio imperdível!
Outros personagens bíblicos também nasceram em Israel, como o rei Davi e Raquel (esposa de Jacó, e mãe de José - que veio a tornar-se governador do Egito). A história de Rute e sua sogra Noemi também tiveram passagem em Belém.
E que neste Natal, o maior presente que você possa receber seja a presença de Jesus em sua vida, que nasceu em Belém e morreu por nossos pecados para nos dar vida eterna !