templates grátis

Colônia (Alemanha): e sua grandiosa catedral.

Colônia (em alemão Köln) é a quarta maior cidade da Alemanha. No cenário turístico destaca-se por possuir um dos mais importantes cartões postais do país: a Catedral de Colônia.

A Catedral, construída no estilo gótico, levou 600 anos para ser terminada e, quando foi concluída em 1880, era o prédio mais alto do mundo. Possui 144 metros de altura, 88 m de largura e suas torres gêmeas alcançam 157 m, sendo assim a maior igreja da Alemanha. Realmente seu tamanho é impressionante, tornando muito difícil a vida dos turistas que querem levar uma foto de recordação para casa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Catedral foi atingida por 14 bombas aéreas, contudo não caiu. Novamente foi reconstruída e finalizada em 1956. Conta a tradição que no interior da igreja está guardado o relicário de ouro com os restos mortais dos três Reis Magos.






A cidade de Colônia ficou mundialmente conhecida por ter sido o local onde se criou uma fragrância muito fresca, em oposição aos perfumes muito fortes que se usavam na época, denominada água de colônia. Criada em 1792,  a original Água de Colônia 4711 é um clássico da perfumaria internacional, e recebeu este nome quando durante a invasão das tropas francesas na Alemanha, Napoleão Bonaparte manda renumerar todas as casas, e o número da casa onde se fabricava esta fragrância passou a ser 4711.



Há uma lenda que faz parte da cultura de Colônia que diz respeito aos duendes Heinzelmänchen. Conta-se que antigamente os duendes ajudavam os moradores da cidade nas atividades domésticas, trabalhando incessantemente durante o período da noite. Todavia eles não podiam ser vistos, por isso do trabalho noturno. No entanto, a mulher de um alfaiate, que era muito curiosa, queria muito vê-los e bolou um plano para isso. Quando ela os viu o encanto se quebrou. Dali em diante os duedes nunca mais apareceram, e as familias passaram a ter que realizar todo o trabalho doméstico. Isso que dá ser curioso!!!

Construíram uma fonte que representa a lenda. Na parte superior observa-se a mulher curiosa do alfaiate.

Os duendes Heinzelmanchen.



Passei apenas algumas horas em Colônia, gostei, e acho que foi suficiente. É claro que a cidade pode ser melhor explorada pra quem tem um pouco mais de tempo livre, apesar de não haver tantos pontos turísticos famosos. Qualquer cidade na Alemanha é sempre uma experiência agradável!


2 comentários:

Luciana Lavra disse...

Como sempre,muito bom!! Alemanha acrescentada na minha lista de viagem!!

mdcvieira disse...

Também já estive na cidade de colônia, e gostei muito de sua arquitetura, temperatura gostosa...em 28 de setembro de 2011.

Postar um comentário