templates grátis

Capadócia (Turquia): para apreciar do alto.



A Capadócia é uma região da Anatólia, a parte da Turquia localizada na Ásia. O significado de seu nome é de origem persa e quer dizer "terra de belos cavalos".

Grande parte da admiração que esta região exerce nas pessoas vem de suas exóticas paisagens, resultado de sucessivas erupções vulcânicas que cobriram de lava o relevo. Esse material vulcânico sofreu a ação da chuva e vento durante anos, que causaram erosões nas rochas e criaram um cenário surreal.

Monte Erciyes, um extinto vulcão na região da Capadócia.


Quando o sol começa a nascer, o visual da Capadócia se transforma em virtude dos coloridos balões que passam a tomar conta do céu.

O passeio de balão é uma das principais atrações da região, e provavelmente a melhor forma de descobrir e explorar a Capadócia. É necessário acordar bem cedo, pois o vento é mais calmo no início da manhã. As empresas que oferecem este serviço incluem o traslado de ida e volta, o café da manhã antes de decolar e um brinde com champanhe após a aterrissagem. O passeio é muito seguro, não oferecendo maiores riscos. Custa cerca de 150 euros e tem duração de 50 minutos. Cada balão comporta geralmente 20 passageiros (bem apertados) e pode subir a uma altura de mais de 1000 metros. Ainda assim o passeio é silencioso, devagar e certamente uma experiência inesquecível.














Na saída do Parque Nacional de Goreme, é possível fazer um passeio de camelo a um preço bem razoável (20 liras turcas). Toda vez que ando acho divertidíssimo e recomendo sempre!






Um dos lugares mais surpreendentes e interessantes desta visita à Turquia foi o Museu a Céu Aberto de Goreme, que possui inúmeras igrejas do período bizantino, todas talhadas nas rochas. Elas conservam colunas, altares, abóbodas e afrescos que representam passagens bíblicas. Foi considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.






Afrescos bem conservados nas igrejas talhadas nas rochas.





Um dos símbolos mais conhecidos da Turquia é o olho turco. Esse amuleto é famoso por proteger contra o mau-olhado e a inveja. Em alguns lugares da Capadócia existem árvores para que os moradores pendurem esses talismãs.

O olho turco (também conhecido como olho grego) tem origem de uma antiga lenda que dizia que um homem que tinha tanta inveja, com seu olhar, conseguiu partir uma pedra muito resistente ao meio, a qual nem por mil homens juntos pudera ser rachada.





Um lugar muito curioso é o Vale do Amor, que recebe este nome por causa do formato das rochas que lembram o órgão sexual masculino. É possível caminhar por lá, mas eu preferi apenas ver de longe durante o passeio de balão.




O Castelo de Uçhisar  foi utilizado como fortaleza  e torre de observação no passado, naquela que é a formação rochosa mais alta da Capadócia, de onde é possível ter uma bela vista panorâmica da região.






Em Goreme, fomos visitar o Vale Pasabag, famoso por suas rochas apelidadas de Chaminés de Fadas. É um cenário muito curioso que remete a imaginação a um mundo encantado.






No Vale de Devrent, também conhecido como Vale da Imaginação, é possível encontrar pedras com formatos de diversos animais, por exemplo de um camelo.



Após a crucificação de Jesus Cristo, a perseguição aos cristãos aumentou por parte dos romanos, e muitos saíram de Israel e se refugiaram na Ásia Menor (parte asiática da atual Turquia). Para escapar das perseguições, os fiéis escavaram cavernas e construíram verdadeiras cidades subterrâneas.

Essas cidades subterrâneas geralmente possuem vários níveis e são um autêntico labirinto de túneis. Eram dotadas de chaminés com saída de ar, espaço para os animais, locais para culto, quartos, dispensa para armazenar alimentos, e ainda grandes pedras para taparem as passagens em caso de necessidade.

Algumas dicas para esta visita: o acesso dentro das cavernas nem sempre é fácil, alguns trechos são estreitos e às vezes se faz necessário andar agachado. Todavia o passeio é imperdível!

Os cristãos da Capadócia são citados na bíblia, por Pedro, em sua primeira epístola (I Pedro:1:1). A Capadócia também é citada em Atos dos Apóstolos (Atos 2:9).





Os turcos são famosos pela confecção de tapetes, uma tradição milenar. Visitamos uma fábrica de tapetes cuja confecção é manual, e acompanhamos desde o processo da extração da seda e coloração dos fios até a tecelagem e acabamento. O tapete turco é confeccionado com um nó duplo, ao contrário dos tapetes persas feitos com um único nó. Existem basicamente três tipos: lã sobre lã, algodão e lã, e a seda pura.

O bicho-da-seda produz um casulo do qual se extrai os fios da seda. Ainda como lagarta dentro do casulo, elas são jogadas numa panela de água quente, morrem, e depois uma máquina puxa os fios com extrema velocidade e praticidade. Um casulo pode gerar até mil metros de fio de seda.

Esses tapetes feitos manualmente podem demorar até 06 meses para ficar prontos, portanto o custo deles é elevado, alguns chegam a ser vendidos por 22 mil euros.







Nas principais cidades da Capadócia, como Urgup, Goreme, Avanos e Nevsehir, pode-se encontrar vários hotéis construídos em cavernas. Eu não fiquei hospedado, mas conversei com pessoas que ficaram e acharam a experiência muito interessante.



Hoje, mais conhecida pelos brasileiros por conta da novela Salve Jorge, a Capadócia é um destino que mistura paisagens belíssimas, história, religião e muitos outros atrativos, recebendo um voto meu como um dos melhores destinos que já visitei.


2 comentários:

marlon moro couto disse...

muito show alexandre, o conteudo esta muito bom, bela repostagem...

Vivendo.com.Jesus disse...

Obrigado Marlon!

Postar um comentário