templates grátis

Vaticano: o coração do catolicismo.



Apesar da cidade do Vaticano ocupar menos de 1 km² em Roma (Itália), ela é de fato um estado soberano governado pelo papa. Pode-se dizer que é o menor "país" do mundo, com cerca de 900 habitantes, todos membros da igreja ou funcionários do clero. O Vaticano é o centro administrativo da Igreja Católica Romana.

A cidade do Vaticano foi fundada em 1929, a língua oficial é o latim, utilizada mais em rituais cerimoniais e documentos oficiais, tendo o italiano como a língua falada no dia a dia.

O sistema de governo é uma monarquia eletiva, não hereditária (até porque o papa é celibatário, ou seja, um indivíduo que não se casa e por conseguinte não tem filhos). É uma autocracia, todos os poderes estão concentrados na pessoa do papa.



O monumento de maior destaque no Vaticano é a Basílica de São Pedro, que ocupa uma área de 23 mil m² e pode abrigar até 60 mil pessoas. Chama a atenção pela abóboda desenhada por Michelangelo, com 119 metros de altura.



 A Basílica demorou mais de um século para ficar pronta, sendo concluída apenas em 1626. Ela foi construída sobre o provável túmulo de São Pedro, que morreu crucificado. Estando tudo pronto para a execução, Pedro pediu que o pregassem de cabeça para baixo, porque se achava indigno de morrer como Jesus.



O interior da Basílica é extraordinário, uma decoração riquíssima, e possui obras como a Pietà, de Michelangelo, uma estátua de mármore da virgem Maria segurando o corpo já sem vida de Jesus Cristo.


Pietà, de Michelangelo.


A gigantesca Praça de São Pedro fica em frente à Basílica de São Pedro, e é o local onde os fiéis se reúnem para ver ou ter notícias do papa. É composta por 284 colunas, 88 pilastras e várias estátuas, obras de Bernini. No centro dela está um obelisco egípcio de 40 metros, trazido de Heliópolis para Roma.




Obelisco Egípcio.

O Vaticano orgulha-se de ter um museu com uma das mais importantes e mais extensas coleções de arte do mundo. O destaque maior fica com a Capela Sistina, onde estão os afrescos de Michelangelo. O maior desafio para apreciá-la é enfrentar uma fila que parece nunca ter fim, portanto reserve bastante tempo para este passeio.

Faça um passeio virtual em 3D pela Capela Sistina (site do Vaticano): clique no link abaixo.

Capela Sistina.

Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus, é considerado pela Igreja Católica, o primeiro papa.

O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi anunciado em março de 2013, sucessor de Bento XVI como novo papa, após o conclave que reuniu 115 cardeais no Vaticano. Ele é o primeiro papa latino-americano, e escolheu ser chamado de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis.

Fonte: Último Segundo - IG
Anterior ao papa Francisco, o 266º da linha sucessória, tivemos Bento XVI (2005 a 2013) e João Paulo II (1978 a 2005).

A escolha de um novo papa se dá por um processo de votação chamado conclave, que reúne vários cardeais, num ritual secreto e de portas fechadas. Os votos dos cardeais são contados e queimados, misturados a um produto químico que pode produzir uma fumaça cinza que é expelida pela chaminé da Capela de Sistina, e representa que a escolha ainda está em andamento, ou uma fumaça branca, quando já há um resultado final na escolha.

Fonte: Último Segundo - IG

O Vaticano é conhecido no mundo todo como o coração espiritual do catolicismo e é um local de peregrinação de fiéis. Um lugar que encanta os turistas pela beleza de sua arquitetura e por seu legado histórico religioso.

0 comentários:

Postar um comentário