templates grátis

Bruges (Bélgica): a "Veneza do Norte".



Bruges é uma cidade medieval elegantemente preservada, uma das mais belas da Europa. Esta cidade belga, praticamente esquecida pelo tempo, foi considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Seu charme se mantém intacto, até os dias de hoje, como se estivéssemos na Bélgica há alguns séculos atrás.

Foi fundada no século IX por vikings, que a usavam como centro comercial por conta do canal de Zwin que conectava a cidade a um porto que tinha acesso ao Mar do Norte. Com o tempo, o uso do canal perdeu sua importância e o local ficou relativamente esquecido.

Apelidada de "Veneza do Norte", em virtude dos vários canais que a cercam ou a atravessam, ela oferece aos visitantes um tranquilo e charmoso passeio de barco onde pode-se observar casas, hotéis e restaurantes funcionando em construções da época medieval. Os canais, a arquitetura, as carruagens e as flores dão um ar de contos de fadas a Bruges.






Bruges é muito visitada por turistas europeus, contudo, o romantismo desta pequena cidade se expandiu para o resto do mundo. Hoje o fluxo de estrangeiros na cidade é enorme, em especial na sua principal praça conhecida como Markt ou Praça do Mercado, um bom lugar para se começar e terminar o passeio a pé por Bruges.

Cada lado da praça é repleta de prédios em diferentes estilos, construídos ao longo de vários séculos, como por exemplo o Palácio Provincial e o Prédio dos Correios. Mas um dos maiores charmes desta praça é o Campanário de Bruges, uma torre construída em 1240. Para quem tiver disposição, são apenas 366 degraus para se chegar ao alto da torre e desfrutar de uma bela vista.


Palácio Provincial e Prédio do Correio.

Campanário de Bruges.


A Praça do Mercado é cercada de elegantes e decoradas casas que funcionam como cafés e restaurantes.





No quarteirão ao lado está a praça de Burg, com mais um impressionante conjunto arquitetônico. É a segunda praça de Bruges, onde estão a prefeitura e a Basílica do Sangue Sagrado. Esta basílica guarda um pano manchado com o que se acredita ser o sangue de Jesus na sua crucificação, recolhido por José de Arimatéia, e levado a Bruges pelo Conde de Flandres, após tê-la recebido em Jerusalém como um troféu da Segunda Cruzada. Todo mês de maio há uma famosa procissão pela cidade.



Passeio de carruagem em Bruges.
Basílica do Sangue Sagrado (Fonte da Foto: Wikipédia).
Frasco com o suposto sangue de Cristo (Fonte da Foto: Wikipédia).

A Igreja de Nossa Senhora possui a maior torre de tijolos da Europa, é onde está a escultura da Madonna de Michelangelo.




Mas se você estiver cansado de passeios culturais, vai uma dica de três coisas famosas em Bruges: chocolate, batata frita e cerveja.

Bruges está na Rota da Cerveja na Europa, são centenas de marcas e estilos diferentes da bebida. As mais famosas são as trapistas, produzidas em mosteiros sob rigorosa supervisão dos monges.

A cidade é famosa por seu chocolate artesanal, que decora as vitrines das lojas e perfuma o ar. O chocolate belga é mundialmente reconhecido como um dos melhores que existe. São cerca de 50 lojas que vendem a guloseima na cidade.



O Frietmuseum é um museu dedicado à batata frita, uma das comidas mais características da culinária da Bélgica.  Lá você encontrará de tudo sobre a história desta criação belga. Entretanto, uma experiência imperdível é comer uma porção de batata frita com maionese de uma barraca que fica em frente ao Campanário.




Bruges é uma cidade encantadora e que merece muitos elogios, apesar de ser pequena e provavelmente vista mais como um passeio do que um lugar para passar muitos dias.


Natal (Rio Grande do Norte-BR): Cidade do Sol. (Pt 1)



Conhecida como “Cidade do Sol”, possui uma média de 320 dias de sol por ano. É a capital do Rio Grande do Norte, e oferece aos seus visitantes um belo litoral com praias, dunas, lagoas de água doce e piscinas naturais. Um dos destinos mais visitados do Nordeste, merecidamente.



Ponta Negra é considerada uma das mais belas praias do Nordeste brasileiro. Sua denominação provém das pedras escuras que a circundam. O símbolo mais famoso desta praia é o Morro do Careca,
uma duna de 120 metros que termina já nas águas, toda margeada por vegetação.

Praia de Ponta Negra.



Frutas típicas da região.

Morro do Careca.




Para quem curte adrenalina, o parapente (ou paraglider) é uma boa pedida. É um passeio de 20 minutos, com o custo de 150 reais, e pode ser feito na via costeira, local onde estão os resorts em Natal, num ponto entre o hotel Ocean Palace e Serhs Natal.

O passeio depende das condições do vento. O parapente usa uma asa inflável semelhante a um pára-quedas, e sua decolagem é feita a partir de um local elevado. O passageiro vai na frente do piloto numa espécie de bolsa/cadeira. O voo é feito sobre a praia, com o visual dos resorts e do Morro do Careca.








Vídeo do voo de parapente.


A Fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como Fortaleza (ou Forte) dos Reis Magos, foi o marco inicial da cidade. Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, pelo calendário católico.

Concluído o forte, logo se formou um povoado que foi chamado de Cidade dos Reis. Depois, Cidade do Natal. O nome da cidade é explicado em duas versões: refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.

A fortaleza possui um formato de uma estrela de cinco pontas e é um dos principais cartões postais da cidade. Paga-se uma pequena taxa para entrar e conhecer o local com apoio de guias. Lá você terá acesso a histórias muito interessantes, visitará a capela do forte onde estão as imagens dos reis magos, as antigas prisões, a área dos canhões, além de uma vista espetacular das praias da cidade.








  



A praia do Forte fica localizada nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com o Rio Potengi, é protegida por arrecifes que formam piscinas naturais. Nela está o Forte dos Reis Magos.





A Ponte Newton Navarro liga Natal ao litoral norte do estado, possui 1,8 km de extensão, e foi inaugurada em 2007.


Minha família. Em 2013, minha irmã se mudou para Natal e sempre nos diz: "eu moro no local onde as pessoas sonham em passar férias".

A praia dos Artistas está localizada na área chamada de praias urbanas, que inclui as praias do Meio, do Forte e da Areia Preta. 


Praia dos Artistas.


A Via Costeira é uma avenida entre o mar e o Parque das Dunas, numa extensão de 12 km. Nela estão localizados diversos hotéis e resorts. Passar o dia num destes resorts é  fantástico.

Ocean Palace Resort.






O termo potiguar, em tupi, significa comedor de camarão. Natal é líder na produção de camarão, que faz parte de muitos pratos da culinária local. A maioria dos pratos típicos são baseados em peixes e frutos do mar, acrescidos de temperos e ingredientes diferentes, como por exemplo, leite de coco e azeite de dendê, geralmente  acompanhados por feijão verde e macaxeira (aipim ou mandioca).


Patola de caranguejo, na piscina do resort.

Espetinho de lagosta, na lagoa Jacumã.

Uma parada quase obrigatória para quem está em Natal é o restaurante Camarões. Já é praticamente um patrimônio potiguar, e está sempre cheio e com fila de espera. Mas vale a pena, a comida é deliciosa!



Camarão Internacional:  flambado com conhaque, molho branco e servido sobre arroz cremoso com ervilha , presunto e batata palha.
Famoso pastel de camarão.

Peixe frito com macaxeira, na praia de Ponta Negra.

No final do passeio de buggy, paramos na praia de Jacumã e almoçamos no restaurante Naf Naf, onde pode-se servir à vontade de frutos do mar, pagando um valor único.


"Picanha do mar".
Camarão alho e óleo.
Frutos do mar.

Natal dispõe de seis grandes centros de venda de produtos artesanais, reflexo da qualidade do artesanato local.





O Pórtico dos Reis Magos é um monumento construído para dar as boas vindas a quem chega à capital do estado.



As cenas da novela "Flor do Caribe", da Globo, foram gravadas nas praias do Rio Grande do Norte, a saber: Natal, Pipa, Genipabu, Baía Formosa, Dunas do Rosado, Barra do Cunhaú e Currais Novos. Alguns lugares você já deve ter  identificado, mas a grande maioria está na continuação da postagem de Natal (parte 2) e Pipa.


Continua...