templates grátis

Olinda (Pernambuco-BR): a cidade do frevo.



Olinda é uma cidade do estado de Pernambuco, localizada a 6 km da capital Recife, Patrimônio Mundial da Humanidade, banhada por belas praias e considerada uma das cidades coloniais mais bem preservadas do Brasil.


O frevo e o majestoso conjunto arquitetônico dão o tom cultural da cidade. Embora nascido em Recife, é em Olinda que o frevo tem hoje a sua maior expressão. Nas suas ruas e ladeiras a folia impera há mais de 100 anos, embalada por este ritmo demasiadamente acelerado, seja pela dança da multidão ou pelos passos acrobáticos realizados pelos passistas. A origem da palavra frevo vem de ferver.




http://carnaval.olinda.pe.gov.br/

A sombrinha é um elemento  fundamental no frevo e auxilia nas acrobacias da dança. Sua origem não passava de um guarda-chuva velho, valendo-se mais pela solidez da armação, conduzido pelos capoeiristas pela necessidade de ter na mão como arma de ataque e defesa.



O carnaval de Olinda é conhecido mundialmente, principalmente pelos desfiles dos bonecos gigantes que saem às ruas junto com os foliões. Durante o evento a cidade reúne mais de 1 milhão de pessoas na Cidade Alta (Centro Histórico de Olinda), alimentada por quase 500 agremiações carnavalescas, dentre elas: "O Homem da Meia-Noite, Bacalhau do Batata e Elefante de Olinda.

Quem dá o tom da festa é o próprio folião, geralmente fantasiados e misturados aos passistas de frevo e bonecos gigantes, promovendo este irreverente e popular carnaval pernambucano.





Bloco O Homem da Meia-Noite.

http://carnaval.olinda.pe.gov.br/


O início de um tour pela cidade de Olinda geralmente se dá pelo Alto da Sé, região onde situa-se a famosa Igreja Nossa Senhora da Sé (também conhecida como Igreja de São Salvador do Mundo), simplesmente a primeira a ser construída no Brasil, em 1540.

A Igreja da Sé pode ser vista de cima, do alto do Mirante da Copesa. O elevador que dá acesso a uma vista panorâmica é uma atração recente na cidade e abre todos os dias.

Ali você será abordado por uma inacreditável concentração de guias turísticos nativos, sempre a espera de alguém para oferecer um tour a pé e metralhar uma aula de história de frases decoradas.




A Igreja do Carmo está cravada em uma das colinas da cidade e chama a atenção pela sua fachada em estilo colonial renascentista. Do alto das ladeiras se tem uma bela vista da igreja rodeada de coqueiros, com o mar ao fundo. É a mais antiga igreja da Ordem Carmelita em terras brasileiras.



A paisagem de Olinda é composta por 9 km de orla, distribuída em sete praias, onde encontram-se muitos restaurantes, bares e hotéis.





O Mosteiro de São Bento de Olinda é a segunda instalação beneditina em terras brasileiras, fundada em 1586. É uma das mais ricas da cidade e apresenta um imponente brasão na sua fachada de estilo barroco.





Não deixe de visitar as lojas de artesanato da cidade, como por exemplo o Mercado da Ribeira, onde você poderá tirar fotos típicas da cultura pernambucana ou  levar um souvenir para casa, lembrança da colorida e animada cidade de Olinda.



0 comentários:

Postar um comentário