Um programa imperdível é ir a um show de danças e músicas típicas turcas. Eu visitei o Hodja Pasha Dance Show e gostei muito. A qualidade da banda e dos dançarinos é excelente. São apresentadas danças de diferentes regiões da Turquia, mas o auge do espetáculo acontece durante a famosa dança do ventre.
Alguns instrumentos da música turca: cítara, tambur, alaúde, tef pandeiro, darbuka e ney. |
Não se sabe exatamente a origem da dança do ventre, mas é quase certo que essa dança tinha conexões com ritos de fertilidade. Foi no Egito que ela ganhou sofisticação, para depois se tornar parte da cultura árabe.
Vídeo dança do ventre.
O Grand Bazar (Kalapiçarsi) é o maior mercado coberto do mundo, com cerca de 4 mil lojas. Vende-se de tudo lá, de jóias a artesanato. Há um hábito dos vendedores sempre oferecerem o produto com o preço mais alto do que vale para que o cliente possa pechinchar. Eles são muito insistentes e são mestres na arte de convencer.
Algumas dicas para o Grand Bazar: tenha tempo e disposição para andar os 65 corredores, cuidado para não se perder pois a sinalização não é das melhores (sendo que existem 11 saídas diferentes), tente não se irritar com os vendedores pois eles realmente são insistentes, em contrapartida, há muitas coisas boas para se comprar, e a lira turca tem quase o mesmo valor do real, o que anima o brasileiro a gastar.
Outro mercado turco muito famoso é o Bazar Egípcio ou Bazar das Especiarias. Recebeu este nome porque no passado um dos produtos mais vendidos eram as especiarias vindas do Egito. Este foi o meu favorito, visitei duas vezes. Os preços são melhores que o Grand Bazar, é fácil de andar, e as cores e aromas das especiarias são sensacionais.
O Estreito de Bósforo liga o Mar Negro ao Mar de Mármara, fazendo a divisão do continente Asiático com o Europeu. O passeio de barco por Bósforo é quase obrigatório, é uma sensação muito interessante você olhar para um lado e ver a Europa e virar o rosto e avistar a Ásia, fora o fato que ao longo do percurso pode-se observar castelos, mesquitas, palácios, entre outras belas construções e paisagens.
O Estreito de Bósforo significa "passagem da vaca", pois diz a lenda que Zeus apaixonou-se pela filha do rei Argos, chamada Io. Ela engravidou de Zeus, que teve receio dos ciúmes de sua esposa Hera, e para protegê-la transformou-a numa vaca. Hera descobriu e mandou uma mosca sugadora de sangue perseguir a vaca, que fugiu atravessando o estreito em Istambul, daí a origem do nome deste local.
Antiga torre de vigia do Bósforo. |
Ponte que liga os dois continentes. |
No lado asiático de Istambul está o estádio de futebol do Fenerbahce, um dos times mais populares da Turquia, ao lado das equipes do Galatasaray e Besiktas. Possui capacidade para 45 mil torcedores sentados e foi classificado com estádio 5 estrelas pela UEFA. A torcida do Fenerbahce tem um carinho especial com os brasileiros por conta do jogador Alex ter sido atleta do clube por 8 anos. O futebol apresentado pelo craque camisa 10 foi tão reconhecido pelo clube turco, que fizeram uma estátua em tamanho real do jogador, em frente ao estádio.
A cozinha turca é considerada uma das três principais culinárias do mundo, por causa da grande variedade de receitas que a compõem, o vasto uso de ingredientes naturais, e aromas e sabores que atraem apreciadores ao redor do planeta. A comida turca se caracteriza pela mistura de sabores da Ásia e do Mediterrâneo.
Neste restaurante típico tive a oportunidade de comer um Testi Kebab, um prato em que a carne de carneiro é cozida em um jarro de barro, e levada até a nossa mesa em uma bandeja em chamas. Ainda em fogo, o garçom remove a tampa do vaso com um martelo, e aí a carne é então servida. Mais do que o gosto, o melhor do prato é este show à parte. O restaurante todo pára e fica admirando este pequeno espetáculo.
Um antigo hábito turco é reunir a família e comer sentado no chão. |
A Turquia é a terra do kebab. São espetos enormes de carne que ficam girando e assando, e ali mesmo a carne é cortada e servida. Geralmente o kebab é de carneiro, boi ou frango. Pode ser servido em prato ou em forma de sanduíche.
Os pães sempre servidos junto às refeições. |
É muito comum os turcos servirem sucos feitos na hora, ou de laranja ou de romã. Não estamos acostumados no Brasil a tomar um copo de suco de romã, achei muto exótico pro meu paladar, mas é sempre bom experimentar.
Outro artigo típico da Turquia é o chá, geralmente no sabor de maçã. Sempre servido nesses elegantes copinhos com pratinhos decorados, junto com um torrão de açúcar. Todo vendedor turco que se preza costuma oferecer este chá aos seus clientes, um tipo de agrado. Aliás, eles tomam isso o dia inteiro. É muito gostoso.
Ayran é um tipo de iogurte que os turcos tomam junto a qualquer refeição, é algo comum e frequente para eles, o diferente e exótico é que o iogurte é salgado.
Castanhas assando nas barraquinhas é uma cena que se vê a todo tempo.
A pizza turca ou lahmacun é uma delícia, é cortada num formato de losango e podem ser de queijo ou carne de carneiro ou boi moída, com tomate e cebola (geralmente).
Um costume muito comum em Istambul é o uso do narguilé, um tipo de cachimbo de água utilizado para fumar. O princípio é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. Existem "bares de narguilés" onde as pessoas se encontram para fumar.
(Ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial à saúde)
E para finalizar esta fantástica viagem a Istambul, não poderia deixar de falar sobre o famoso Banho Turco. Também conhecido como Hamam, é uma tradição milenar e consiste nas seguintes etapas: primeiro entra-se numa sauna para fazer a desintoxicação dos poros, depois você vai para uma mesa de mármore onde faz-se um tratamento esfoliante da pele, com uma luva especial que eles utilizam. Após isso, usa-se uma toalha banhada em sabão que com uma técnica deles espalham uma espuma em você. Aí depois eles te esfregam todo até limpar tudo, e por final derramam água e mais água para lavar. Faltou dizer que eles também te secam no final.
Eu ainda pedi uma massagem turca após o banho. Existem casas de banho turco tradicionais, em que homens ficam em uma sala e mulheres em outra. Um homem lava os homens, e uma mulher lava as mulheres. Eu não gostei muito dessa idéia, sem preconceito claro, daí optei pelo banho turco oferecido no hotel, e pedi que uma mulher fizesse em mim.
Agora vou deixar minha opinião, que não significa ser nenhuma verdade absoluta. Paguei caro para sofrer (rs)!. A tal da esfoliação acredito que devia ser utilizado em prisioneiros de guerra, porque é uma tortura (rs)! Eu que não estou muito acostumado fiquei um pouco acanhado porque a gente veste apenas uma toalhinha, e a profissional do banho não faz cerimônia de lavar praticamente tudo em você! Mas enfim, valeu a pena porque tenho uma boa história para contar e rir bastante, e nunca saí tão limpo na minha vida.
Dizem que quem nunca tomou um banho turco, não sabe qual é a sensação de estar limpo!
Pedi que tirassem algumas fotos minhas durante este "ritual" do banho turco, mas não tive coragem de postar aqui no blog, então peguei uma foto da novela Salve Jorge para exemplificar.
Cena da novela "Salve Jorge" em que Aisha leva Drika para um Banho Turco. |
Não importa o que você conheça no mundo, Istambul vai te impressionar. A antiga Constantinopla se apresenta para o mundo hoje como um encontro do Oriente com o Ocidente. A cultura e os sabores desta cidade repleta de bazares, mesquitas e minaretes irão marcar suas lembranças!
Güle Güle (tchau, em turco) !
1 comentários:
ADOREI SEU BLOG!!!
Postar um comentário